Terror Turismo

Destinos aterrorizantes: Catacumbas de Paris

Conhecer a França pode ser interessante, mas existem alguns lugares alternativos que você pode aproveitar, principalmente durante o Halloween.

Visitar um local aterrorizante em Paris pode não ser a ideia principal dos turistas, mas talvez valha a pena conhecer. As Catacumbas de Paris são um marco histórico para o país.

As catacumbas da França

Durante o século XVIII, os cemitérios de Paris eram uma parte importante das igrejas, mas naquela época era comum que muitas pessoas morressem por conta de pragas e as mais diversas doenças e por isso a superlotação era inevitável. Com isso, muitos restos mortais ficavam expostos ao ar livre, fazendo com que o cheiro da decomposição, a propagação de doenças e a contaminação da água se tornasse um problema cada vez maior.

Como naquela região haviam alguns túneis desativados, decidiram colocar os restos mortais de milhares de pessoas ali, evitando que elas ficassem largadas por aí. Os primeiros corpos levados saíram diretamente do cemitério Saint-Nicolas-des-Champs, em 1785, sem qualquer organização, foi só no ano seguinte que começaram a realmente organizar o lugar, oficializando as Catacumbas.

Durante a Revolução Francesa alguns corpos foram colocados especialmente ali, como uma espécie de memória. Desde 1788 até 1792 as pessoas mortas em combate foram sendo colocadas ali.

Ponto turístico alternativo de Paris

Foi só em 1810 que as paredes começaram a ser formadas, tornando o lugar um pouco mais visitável, permitindo até mesmo as primeiras visitas públicas, mas apenas com datas especiais e com poucas pessoas.

Com o passar dos anos, as visitas foram aumentando e até 1972 elas eram feitas à luz de velas, a eletricidade chegou em 1983 e a reputação do lugar começou a crescer, ficando conhecido ao redor do mundo.

As instabilidades dos túneis acontecem até os dias de hoje e por isso as Catacumbas de Paris são fechadas e uma revitalização é feita, garantindo uma maior segurança.

Com seus 20 metros de profundidade, hoje é possível conhecer até 1,7 km de túneis. O início é feito na antiga mina. Na Galeria dos Ossos você pode até encontrar algumas celebridades históricas da França, como o médico e arquiteto Claude Perrault e o advogado Camille Desmoulins.

Hoje em dia o local está cada vez mais turístico, existem até mesmo algumas frases motivacionais ao longo do percurso para você refletir sobre a fragilidade da vida.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. […] disso, o desenvolvimento de crenças religiosas e espirituais sobre a vida após a morte influenciou as práticas funerárias, e muitas culturas antigas acreditavam que a alma ou o […]

  2. […] estejam com decorações de Halloween, mas existem alguns locais que são perfeitos para uma visita aterrorizante, até mesmo em outras épocas do […]

  3. […] estejam com decorações de Halloween, mas existem alguns locais que são perfeitos para uma visita aterrorizante, até mesmo em outras épocas do […]

  4. […] Além disso, a lenda popular afirma que D. Pedro teria desenterrado o corpo de sua amada, e a coroando como rainha de Portugal, num ato simbólico de justiça póstuma, exigindo que os nobres do reino beijassem a mão do cadáver. […]

  5. […] Brasil, algumas dessas cerimônias resultaram na condenação à morte de mulheres acusadas de bruxaria. Esses eventos, mesmo que raros, refletiram a presença e o temor […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *