Arte Curiosidades

Quem é o diretor fantasma de Hollywood?

Alan Smithee

Você sabia que existe um nome usado por diretores que não querem ser associados aos próprios filmes? Parece história de filme e, na verdade, é.

Durante décadas, quando um diretor ficava insatisfeito com o resultado final de uma obra (geralmente por interferência do estúdio), ele podia assinar com o pseudônimo Alan Smithee. Esse nome virou o diretor fantasma oficial de Hollywood.

Como surgiu Alan Smithee?

O nome surgiu em 1968, quando o diretor Don Siegel filmou um faroeste chamado Death of a Gunfighter. Durante a produção, o ator principal demitiu Siegel e trouxe outro diretor para terminar o longa.

O resultado foi tão confuso que nenhum dos dois quis assinar a direção. A solução foi criar um nome fictício. Nasceu ali Alan Smithee.

Por que os diretores usavam esse nome?

Hollywood é uma indústria onde a visão criativa do diretor nem sempre prevalece.

Quando um estúdio edita o filme sem o consentimento do diretor, muda cenas ou altera o tom da história, o cineasta pode se sentir traído pelo produto final. E é aí que entra Alan Smithee: o nome padrão para quando o diretor diz, em outras palavras, “isso não é mais minha obra”.

Quais são os filmes de Smithee?

Diversos diretores recorreram ao nome Alan Smithee ao longo dos anos. Um dos casos mais conhecidos foi o de David Lynch, que retirou seu nome da versão para televisão de Duna (1984) após cortes e alterações impostas pelo estúdio, a versão estendida foi assinada por Alan Smithee.

Outro exemplo é o de Dennis Hopper, que dirigiu o filme Catchfire (1990), mas, descontente com a montagem final, pediu a retirada de seu nome; o filme foi lançado como Backtrack, sob a assinatura de Smithee.

Já em Hellraiser: Bloodline (1996), o diretor Kevin Yagher também abriu mão dos créditos após perder o controle criativo do projeto.

Esses casos mostram como Alan Smithee se tornou um refúgio simbólico para cineastas que não quiseram assumir obras modificadas por decisões externas.

O nome virou piada e caiu em desuso

Com o tempo, o nome Alan Smithee se tornou conhecido do público, o que acabou com a ideia de anonimato.

Filmes com o nome começaram a ser alvo de piadas e críticas, e o pseudônimo passou a ser visto como sinal de fracasso ou vergonha.

Em 1997, a própria indústria decretou o fim oficial do uso do nome, após o lançamento do filme An Alan Smithee Film: Burn Hollywood Burn, uma comédia que satirizava a prática.

Ironicamente, o diretor do filme também odiou o resultado final… e tentou remover seu nome dos créditos.

Resultado: o filme foi, de fato, assinado por Alan Smithee.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *