O Peru é um país de rica diversidade cultural e linguística, sendo oficialmente trilingue, reconhecendo o espanhol, o quéchua e o aimará como línguas oficiais.
Além dessas, existem mais de 40 outras línguas que são faladas em diferentes regiões do país, um verdadeiro reflexo de sua história e das influências culturais que moldaram o local ao longo dos séculos.
Qual a língua oficial do Peru?
O espanhol é a língua mais falada no Peru, sendo a língua oficial desde a colonização espanhola no século XVI.
A chegada dos espanhóis em 1532 marcou o início de uma era de dominação colonial, durante a qual o espanhol foi imposto como a língua administrativa, educacional e religiosa. Hoje e dia, cerca de 84% da população fala espanhol.
O Império Inca
Tawantinsuyo foi o nome dado ao Império Inca na língua quéchua, a língua oficial dos Incas, sendo falada até hoje em países como como o Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Argentina.
Inclusive, o termo Tawantinsuyo significa “as quatro regiões” ou “as quatro partes juntas”, que se refere a divisão do império em quatro partes principais:
- Chinchaysuyo: partes do atual Equador e Colômbia
- Antisuyo: inclui as regiões amazônicas
- Collasuyo: partes da Bolívia, Argentina e Chile
- Contisuyo: toda a costa do Peru
O Império Inca era bem organizado, por exemplo, a capital (Cusco) era o centro administrativo, político e militar do império. O sistema de estradas conhecido como Qhapaq Ñan conectava todas as regiões, facilitando a comunicação e o controle administrativo.
Outro ponto muito importante na vida dos Incas era a religião, sendo politeísta, com Inti, o deus do sol, sendo uma das divindades mais importantes.
Esse povo também eram conhecidos por suas técnicas avançadas de agricultura, engenharia e arquitetura, com exemplos notáveis como Machu Picchu e as terrazas de cultivo.
O Tawantinsuyo atingiu seu auge no século XV, mas sua existência foi ameaçada pela chegada dos conquistadores espanhóis no início do século XVI.
Francisco Pizarro (conquistador e explorador espanhol) e seus homens capturaram o Sapa Inca Atahualpa (o imperador) em 1532, marcando o declínio do Império Inca.
Quechua: o segundo idioma do Peru
Quechua é a segunda língua oficial do Peru e tem uma história bem antiga, já que antes mesmo da chegada dos espanhóis, o quéchua já era a língua do Império Inca, a maior civilização da América do Sul pré-colombiana.
Até hoje ele continua a ser amplamente falado, especialmente nas regiões andinas do Peru. Estima-se que cerca de 13% da população do país fale quéchua como primeira língua.
Os Andes peruanos e seu idioma
O aimará é outra língua oficial do Peru, falada principalmente nas regiões do Altiplano, como o Lago Titicaca, sendo uma das mais antigas da América do Sul.
Essa língua ancestral também se estende à Bolívia e ao Chile, mas apenas cerca de 2% da população peruana fala aimará.
Quantas línguas nativas existem no Peru?
A era pré-colombiana viu a proliferação de muitas línguas indígenas, com o quéchua emergindo como a língua franca do Império Inca, mas a colonização espanhola trouxe o espanhol, que se tornou a língua dominante e, ao longo dos séculos, a urbanização e a modernização intensificaram o uso do espanhol, embora as línguas indígenas ainda mantenham uma presença significativa.
O Peru abriga uma grande variedade de línguas indígenas, sendo aproximadamente 48 línguas indígenas faladas no país, muitas das quais pertencem a grupos étnicos na Amazônia peruana.
Estas línguas são vitais para as comunidades indígenas, preservando suas tradições, conhecimentos e modos de vida
Parabéns pelo texto e pela pesquisa! Eu não sabia de nenhuma dessas informações que você trouxe!
Muito obrigada
[…] simboliza o início da civilização urbana, um marco na história da humanidade. Foi lá que surgiram inovações que moldaram o mundo […]