O gato do Egito Antigo foi reverenciado por muitos anos e por diversas razões, você sabe quais são elas?
A resposta para essa pergunta é muito simples, os gatos eram sagrados para os egípcios porque conseguiam ajudar a resolver um de seus piores problemas, a infestação de ratos da época.
Como os roedores destruíam as colheitas de grãos e cereais e espalharem doenças, isso era um grande problema e sem os gatos, era bem difícil de se resolver.
Mas algum egípcio percebeu que os gatos poderiam controlar a população de roedores já que eles os caçavam. Quando o problema foi melhorando, as pessoas começaram a tratar os bichanos como membros da família e passaram a encará-los como verdadeiras divindades.
Essa ajuda levou até mesmo as autoridades a criarem regras especiais para gatos, porque antes os bichanos eram servidos como prato principal às margens do rio Nilo.
A deusa Bastet
Existe uma deusa egípcia representada com cabeça de gato, chamada Bastet (ou Ubasti). Ela foi cultuada por volta de 3000 a.C. e representava o prazer, a fertilidade, a música e o amor. Além de Bastet, outras divindades também apresentavam alguns traços felinos, como Ra e Ísis.
Homenagem aos gatos
O amor e veneração dos egípcios aos gatos iam além do carinho na barriga, em sinal de luto eles também raspavam as sobrancelhas quando um felino morria.
Já as mulheres pintavam os olhos e uma tentativa de imitar o contorno dos bichanos.
Quanto aos ritos fúnebres, lá no século XIX, foi descoberto por alguns arqueólogos mais de 300 mil múmias de gatos em um cemitério em Tall Bastah, cidade próxima do rio Nilo, próximo de onde ficava o templo da deusa Bastet.
Cambises II
A veneração pelos gatos infelizmente causou um problema no Egito Antigo, já que uma civilização notou o tamanho do amor pelos bichanos e quando o rei da Pérsia Cambises II descobriu, ordenou que seu exército atacasse todos os gatos.
Os animais foram como escudo para que os egípcios não oferecessem nenhum tipo de resistência, já que na cabeça deles, seria melhor se render aos persas do que ferir um ser sagrado.
[…] em: Por que os gatos eram sagrados para os egípcios? […]