Pet

Os últimos animais do mundo

Muitos animais correm o risco de deixar de existir no nosso planeta, assim como aconteceu com os dinossauros há milhões de anos atrás. A diferença é que ao contrario dos dinossauros que foram extintos naturalmente, a grande diversidade de animais entrando para esta lista atualmente é por causa da interferência humana.

As principais causas destes horríveis acontecimentos são o tráfico de animais, a caça e pesca ilegais e a degradação de seus habitats, seja para expansão agrícola, obras ou queimadas.

Alguns dos animais em extinção no mundo são: pinguim-africano, panda gigante, tigres, iguana da jamaica, lêmures, condor californiano, elefantes, golfinho vaquita, gorila-das-montanhas, leopardo-de-amur, rinocerontes, e muitos outros.

Imagem por Joel Sartore
Imagem por Joel Sartore
Imagem por Joel Sartore

Já no Brasil, contamos com quase 700 espécies de animais em risco, como o macaco prego, lobo guará, pica-pau, ararinha-azul, tartarugas, tatu bola, bugio, baleia azul, jararaca, etc.

Imagem por Joel Sartore
Imagem por Joel Sartore
Imagem por Joel Sartore

Além disso, um dos grandes problemas na sociedade é achar que apenas animais fofos devem ser salvos, fazendo com que campanhas de conservação ignorem outros animais para assim, conseguir o apelo do público.

Em entrevista para a BBC, o cientista chefe da ONG The Nature Conservancy, Hugh Possingham disse “É hora de colocarmos alguma ciência por trás das espécies que usamos para comercializar e arrecadar fundos para conservação — em vez de limitar nossa abordagem em torno do que é popular ou visto como ‘fofo’ pelo público”.

Para entender mais sobre os animais em perigo, podemos encontrar mais informações no Livro Vermelho, uma coleção de livros sobre a temática.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Enquanto a humanidade achar que recursos naturais são infinitos e que a única vida importante é a sua própria, será difícil encontrar equilíbrio .

  2. […] já que foi o governador Jânio Quadros que fez uma espécie de empréstimo para a inauguração do Zoo da cidade (que aconteceu em março de 1958), mas acabou sendo tão repercutido que Quadros acabou […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *