O futebol é um esporte muito antigo, mas suas raízes estão espalhadas por diversos jogos e países, mas o jogo da civilização asteca era uma espécie de futebol bem diferente do que conhecemos hoje, já que quem perdia era decapitado.
Ou seja, para vencer o jogo era necessário evitar todo e qualquer tipo de erro, ser quase perfeito.
Por volta de 1400 a.C a civilização olmeca começou a se espalhar pelo México e a construir diversas vilas, templos e claro quadras para que as pessoas pudessem jogar e praticar diferentes tipos de esportes.
O que ficou conhecido como ollamaliztliem nahuatl no idioma deles, era uma espécie de entretenimento amigável e feito diariamente, mas quando aconteciam os jogos cerimoniais todo mundo se preparava para vencer, porque o time que perdesse seria decapitado.
O jogo na religião
Mesmo que fosse uma forma de diversão no dia a dia, o jogo tinha grande importância religiosa para aquelas pessoas, sendo ligado com o mito dos Gêmeos Heróis e também a batalha do Sol contra a Lua.
No dia a dia nenhuma morte acontecia, apenas em casos de acidentes. As mortes aconteciam apenas em jogos cerimoniais, e os mortos eram uma oferenda para os deuses.
Como jogar?
As regras variavam muito, mas a ideia principal era que a bola não poderia sair da quadra e nem cair no chão, poderia no máximo ser quicada duas vezes e passada para o próximo. O que realmente mudava eram os membros usados, podendo mudar de quadris, joelhos, punhos, cotovelos e até mesmo tacos de madeira.
A bola era feita de uma variação de plantas e borracha com 30 cm e 4kg, fazendo com que os jogadores acabassem seriamente machucados, tendo casos até mesmo de ossos quebrados e claro, poderia levar à morte em partidas feitas com a cabeça.
Mesmo que fosse utilizado uma armadura de tecido, couro e de madeira, aquilo não era forte o suficiente para impedir o impacto da forma correta.
Quem podia jogar?
Todas as pessoas poderiam jogar, mas apenas os nobres poderiam se tornar profissionais, já que apenas eles frequentavam a escola esportiva chamada Calmenac.
Geralmente as partidas eram feitas com um time de nobres contra escravos ou prisioneiros e por esse motivo alguns historiadores sugerem que tudo era armado para que em partidas cerimoniais o sacrifício fosse feito apenas com pessoas pobres e não com a nobreza.
Ao final, o time vencedor pegava a cabeça do perdedor e chutavam entre os membros do time a cabeça dos mortos.
Quanto tempo durou essa prática?
É difícil de dizer exatamente quando o jogo começou, mas sua prática durou cerca de 3 mil anos, até que a conquista espanhola chegou no território daquela civilização e dizimou todas as pessoas, juntamente com suas tradições.
A quadra esportiva mais conhecida da época era em Chichen Itza, mas ainda hoje é possível encontrar sua influencia no estado de Sinaloa, no México. O jogo atualmente se chama ulama.
Muito interessante!
Muito bom
Muito obrigada!
[…] Old Firm é o nome utilizado para falar sobre o maior clássico do futebol escocês, as duas equipes de Glasgow se chamam Celtic Football Club e Rangers Football […]
Futebol é tratado como originário do ingleses, mas as raízes são anteriores.
Com certeza!
[…] Como é o caso do futebol, por exemplo. O jogo tem uma origem que remonta a várias culturas antigas, mas a versão moderna do esporte foi desenvolvida na Inglaterra durante o século XIX. […]
[…] Os Jogos Olímpicos são um dos eventos esportivos mais importantes e aguardados do mundo, mas você sabia que sua origem remonta a milhares de anos atrás? […]
[…] Os Jogos Olímpicos são um dos eventos esportivos mais importantes e aguardados do mundo, mas você sabia que sua origem remonta a milhares de anos atrás? […]
[…] línguas são vitais para as comunidades indígenas, preservando suas tradições, conhecimentos e modos de […]
Foram tantas informações novas para mim… A reflexão que tive foi que desde os tempos mais antigos, os homens sempre passam uns por cima dos outros.
Acredito que as pessoas sabiam no que estavam se metendo e concordavam com as regras quando concordavam em jogar esse futebol radical, se é isso que está querendo dizer com passar por cima dos outros