Arquitetura

Como funciona um iglu

Durante o inverno, a região mais ao norte do planeta fica congelada por alguns meses e o sol não aparece nem por um minuto. O que equilibra a linha tênue entre a vida e a morte dos moradores desses locais são os iglus, sem eles não seria possível enfrentar o inverno e sair vivo.

Para se abrigarem do frio, esse povo criou uma casa feita de gelo para conseguirem sobreviver. Essa técnica acabou se tornando tão boa que é usada até os dias de hoje pelos esquimós.

Como funciona um iglu
Imagem do Google

As crianças são ensinadas a como construir essas casas para conseguirem diferenciar qual o tipo de neve correta para ser usada e como se deve cortá-la. Conforme os anos passam, as crianças vão aprofundando seus conhecimentos, já que esse projeto precisa ser feito com atenção aos mínimos detalhes.

Os iglus tradicionais feitos pelos inuítes são ainda mais detalhistas, já que essa nação mora em regiões muito frias. Eles habitam as regiões árticas do Canadá, Alasca e também da Groelândia. 

O nome inuíte significa povo no idioma da nação que usa apenas a neve para formarem seus lares. Eles eram feitos com blocos de neve de 60cm de altura e 1,2m de largura, chegando a medir até 3 metros de altura. Com os longos meses de nevascas, esses blocos eram cobertos pela neve e suas marcas desapareciam, dessa forma a casa acabava sendo camuflada na paisagem, deixando ainda mais seguro contra alguns animais.

Como o inverno escuro dessas regiões duram quase seis meses, eles criam uma sala especifica para a fogueira iluminar e esquentar todo o iglu. Nessa sala eram onde aconteciam danças e celebrações religiosas.

Além dos iglus pequenos, os esquimós também construíam iglus maiores para pernoitarem durante viagens de caça, essas casas gigantes de gelo chegavam a abrigavam até 40 pessoas.

Caso a viagem acontecesse perto do inverno, eles ficavam lá durante todo o inverno e toda a vida social deles acontecia lá dentro, já que não era possível sair durante as tempestades de neve que ocorriam o dia inteiro nessa época do ano. Para se manter aquecidos, todos dormiam no mesmo cômodo, ou seja, a privacidade era zero e era possível acontecer até parto lá dentro.

Atualmente esses iglus inuítes tem sido substituído por casas pré-fabricadas, trocaram suas peles de focas por roupas compradas em lojas e seus trenós são motorizados.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Muito bem, belo texto, tema e uma prévia explanada da vida e da cultura dos habitantes dos países gelados… 🙏🏽 🤗 🌹 Daqui alguns anos vão montar um Mc Donald 🤣 umas churrascarias com carnes de foca e urso 🐼 🤣 😁… Brincadeira, e parabéns 👌🏽

    1. com certeza é uma casa de estilo hahah

  2. Gratidão, muito bom. Compartilhei no meu blog. Sucesso.

    1. Fico feliz que tenha gostado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *