Parece que a história está sendo esquecida em um dos mais emblemáticos palcos do futebol da Ucrânia. No estádio Zenit, em Kiev, aconteceu uma das partidas mais perigosas do futebol.
Futebol na Europa Nazista
Durante a invasão nazista na Ucrânia, em 1941, um dos times mais fortes e conhecidos da Europa era o Dínamo. Porém, o time acabou se desfazendo por causa da guerra. Muitos de seus jogadores entraram para o exército, parte deles foram presos e os outros precisavam de um novo emprego para sobreviverem. Essa mesma situação ocorreu em vários times de futebol, como o Lokomotiv.
Alguns jogadores dos dois times decidiram lutar contra o terror e não desistir de sua paixão, o futebol, por isso fundaram outro time, o FC Start.
Sem desconfiar que o elenco desse novo time era de profissionais, os oficiais alemães aceitaram a participação na liga e eles venceram todos os dez jogos, quase sempre por goleada.
Como o FC Start sobreviveu?
Com isso, o FC Start acabou acumulando várias vitórias, o que incomodava os nazistas, e animava os ucranianos. Os atletas começaram a sofrer ameaças e a padaria onde eles trabalhavam (quando não estavam jogando) sofreu vandalismo.
Logo após essas vitórias, o Flakelf, um time formado por alguns oficiais das baterias antiaéreas germânicas desafiou o time invicto.
Alguns oficiais sugeriram que no momento em que os times estivessem alinhados, os jogadores devessem fazer a saudação nazista. Mas não foi exatamente isso que aconteceu. O time alemão gritou “Heil, Hitler”, mas os ucranianos gritaram “FitzcultHura”, um tradicional slogan soviético.
O Flakelf abriu o placar, mas no final quem levou a melhor foi o FC Start, que marcaram 5 gols. Com a evidente derrota, quando o time estava planejando o sexto gol, o árbitro apitou o final antes dos 90 minutos, para evitar uma situação pior ainda.
Esta partida ficou conhecida como Jogo da Morte, e poucos dias após o ocorrido, todos os jogadores ucranianos foram presos e enviados para um campo de concentração. Os alemães pensaram que um dos jogadores era espião da URSS e o assassinaram primeiro, e mais tarde outros três dos jogadores foram executados com tiros na nuca.
Desde então o estádio Zenit, onde ocorreu o jogo, ficou marcado na história. É possível encontrar uma estátua ao lado de fora do estádio, de um homem chutando a bola enquanto pisa em uma águia, símbolo dos nazistas. Outra homenagem em forma de monumento são os quatro jogadores que morreram durante a Guerra, representados em pedra no Estádio Valeriy Lobanovskyi, casa do Dynamo.
Em 2012, a praça esportiva do estádio Zenit só ganhou melhorias graças à iniciativa de Vitali Klitschko, ex-campeão mundial no boxe.
Republicou isso em VOZ E PALAVRAS.
[…] realidade, Adolf Hitler queria apenas uma desculpa para poder perseguir e subtrair as conquistas dessas pessoas. Apenas as pessoas sem importância para ele eram perseguidas, já que a sua própria […]
Parabéns pelo blog!
Muito obrigada
[…] o final da Segunda Guerra Mundial, foi decidido que a Alemanha deveria ser dividida entre os países vencedores, entre eles os […]
[…] Lealdade e obediência: Uma vez aceito, o novo membro deve obedecer às regras e códigos da gangue. A MS-13 possui uma estrutura hierárquica e uma série de rituais e tradições que os membros devem seguir. A lealdade à gangue é altamente valorizada, e qualquer forma de traição ou desobediência pode resultar em sérias consequências, como punições violentas ou até mesmo a morte. […]