Quando pensamos no Dia dos Namorados, chocolate, rosa e jantar romântico é o nosso primeiro pensamento, mas você já se perguntou de onde vem esse feriado?
Como o Dia dos Namorados foi criado?
Um mito antigo contava sobre Valentim, um homem que foi preso e se apaixonou pela filha de seu carcereiro. Antes de morrer, ele entregou uma carta assinada com “de seu namorado” para a garota. Com a chegada da revolução industrial, esse costume se tornaria muito comum em cartões de Dia dos Namorados.
Também não há evidências concretas para apoiar esse conto, mas uma segunda teoria diz que um antigo festival romano chamado Lupercalia, onde acontecia um ritual de fertilidade envolvem o sacrifício de um bode e um cachorro, feitos pelos sacerdotes Luperci. Já na festa de sacrifício, os Luperci pegavam partes dos animais sacrificados e correriam ao redor do Monte Palatino de Roma, atingindo mulheres que se aproximavam deles. Na cultura da época, isso tornava essas mulheres férteis. Mas no final do século 6 dC, o Papa Gelásio I transformou o festival em algo completamente diferente.
Tradições atuais
No final do século XVIII, os cartões de papel começaram a substituir as notas manuscritas. Já quando o selo postal foi inventado, em 1840, aconteceu uma verdadeira explosão destes cartões no Reino Unido. Em meados do século XIX eles passaram a ser industrializados e logo todos os tipos imagináveis foram sendo produzidos em massa, como conhecemos atualmente.
Outra tradição é a de presentear a pessoa amada com chocolates. Isso começou em meados do século 19 e foram criados pelos irmãos Chase, donos de uma fábrica de doces na Nova Inglaterra. Eles conseguiram inventar uma máquina que era capaz de escrever palavras românticas nos doces.
Interessante. Não sabia que o dia dos namorados no Brasil era celebrado a 9 de Junho.
É comemorado dia 12, eu que fiz a matéria alguns dias antes 😅
Ah… em Portugal é no dia 14 de Fevereiro, como em muitos outros países. Fez bem em adiantar-se. 😊