História Mitologia Nórdica

Civilização Viking: quem foram os temidos navegadores do norte

Os vikings são uma das civilizações mais fascinantes da história.

Vindos das terras geladas da Escandinávia, atual Noruega, Suécia e Dinamarca, eles dominaram os mares entre os séculos VIII e XI, conquistando, explorando e deixando marcas profundas por onde passaram.

Mas afinal, quem foram os vikings de verdade? E o que ainda podemos aprender com eles?

Origem da civilização Viking

A era viking começou por volta do ano 793, quando um ataque repentino ao mosteiro de Lindisfarne, na Inglaterra, marcou o início de um período de invasões e descobertas.

Eles não eram apenas guerreiros, como muitas pessoas imaginam, os vikings também eram comerciantes, exploradores e artesãos habilidosos, que navegaram até regiões como a Islândia, Groenlândia e até a América do Norte, muito antes de Cristóvão Colombo.

Por habitarem locais com baixas temperaturas, suas vestimentas precisavam ser espessas, por isso usavam tecidos com couro e peles de animais.

Com a cultura da pirataria, saquearam e conquistaram grande parte da Europa durante os séculos VIII e XI e seus locais favoritos eram monastérios já que sua resistência era baixa e seus tesouros eram altos.

E já naquela época as mulheres vikings tinham mais direitos do que em outras sociedades da época, já que podiam herdar bens e até pedir divórcio.

Os deuses da civilização Viking

O pavor do cristão não era sem motivo, pois até em sua religião o povo Viking era poderoso. Apenas pessoas que morressem em combate iriam para o paraíso, também conhecido como Asgard.

E quem morresse por velhice ou doenças, iria para Helheim, uma espécie de inferno.

Seus próprios deuses brigavam entre si, o que deu inicio a uma lenda de que um dia eles acabariam com o mundo. Até mesmo deusas como Freya, a deusa do amor e da fertilidade, era famosa por carregar armas e partir crânios ao meio.

Além disso, ela também é conhecida por ser a rainha das Valquírias, um exército de mulheres guerreiras.

Outro deus muito poderoso é Thor, deus do trovão de das batalhas, o famoso arqui-inimigo de Cristo. Seus símbolos eram o martelo Mjolnir, que apenas ele poderia manusear e seu cinto Megingjord, que lhe dava força.

Após muitos anos de resistência este povo foi se esvaindo, pois os reis Vikings estavam se convertendo cada vez mais para o cristianismo.

Uma figura famosa é Haroldo I da Dinamarca, conhecido também como Haroldo Dente Azul, que se converteu para ganhar apoio e alianças políticas.

Navegações e conquistas

Os drakkars, os famosos navios vikings, eram símbolos de poder e tecnologia naval. Com eles, os vikings cruzaram mares gelados e rios estreitos, atacando e fundando colônias em toda a Europa.

Eles chegaram à Inglaterra, França, Irlanda, Rússia e até às costas do Canadá, onde estabeleceram o assentamento de Vinland, descoberto séculos antes dos grandes navegadores europeus.

O legado dos vikings

Apesar da fama de bárbaros, os vikings deixaram um legado cultural e tecnológico impressionante.

Eles influenciaram idiomas, cidades e sistemas de leis, e suas sagas orais se transformaram em lendas que inspiram filmes, séries e jogos até hoje, como Vikings, The Last Kingdom e Assassin’s Creed Valhalla.

O fim da era viking

Por volta do século XI, com a cristianização da Escandinávia e o fortalecimento dos reinos europeus, as invasões vikings diminuíram.

A era dos grandes saqueadores chegou ao fim, mas sua herança continua viva na cultura, na língua e no imaginário popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *