Se você já se imaginou caminhando pelas colinas do Condado, atravessando montanhas épicas ou explorando florestas encantadas, saiba que isso é mais possível do que parece.
A Nova Zelândia foi o cenário oficial da Terra-Média nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit, dirigidas por Peter Jackson.
Com paisagens naturais de tirar o fôlego, o país virou um dos destinos turísticos mais cobiçados por fãs da obra de J.R.R. Tolkien, e por viajantes apaixonados por natureza e cinema.
Por que a Nova Zelândia foi escolhida?
Peter Jackson, que é neozelandês, sabia desde o início que nenhum outro lugar do mundo tinha tanta variedade de paisagens em um espaço tão compacto.
Em poucas horas de estrada, você encontra florestas densas, montanhas nevadas, rios cristalinos e planícies verdes, tudo que ele precisava para dar vida à Terra-Média.
Além disso, o governo da Nova Zelândia apoiou a produção e soube aproveitar bem o sucesso dos filmes para fomentar o turismo.
Hobbiton e Matamata
O ponto de partida ideal para qualquer fã é vila dos hobbits, que foi construída em uma fazenda em Matamata, na Ilha Norte, e permanece montada até hoje como atração turística oficial.
Lá você pode caminhar pelas casinhas redondas, tomar uma cerveja artesanal no Green Dragon Inn, visitar o Bolsão (a casa de Bilbo e Frodo) e tirar fotos em cada detalhe.
Tongariro National Park – Mordor
As paisagens vulcânicas do Monte Ngauruhoe, dentro do Parque Nacional de Tongariro, foram usadas como Mordor, lar de Sauron.
É possível fazer trilhas como o famoso Tongariro Alpine Crossing, que leva você direto para onde Frodo e Sam enfrentaram seus maiores desafios.
Fiordland – Lothlórien e Fangorn
A região de Fiordland, na Ilha Sul, foi usada para representar as florestas élficas, como Lothlórien e Fangorn.
Com lagos espelhados e vegetação densa, esse é um passeio obrigatório para quem busca paisagens mágicas. Os passeios de barco pelo Milford Sound são um bônus imperdível.
Glenorchy – Valfenda e Isengard
Próxima à cidade de Queenstown, a vila de Glenorchy serviu como pano de fundo para as cenas em Isengard e Valfenda. A estrada até lá já vale a viagem, com paisagens cinematográficas em cada curva.
Twizel – Campos de Pelennor
Quer ver onde aconteceu a maior batalha da trilogia? Vá até Twizel, onde foi filmada a épica Batalha dos Campos de Pelennor, em O Retorno do Rei.
Inclusive, tem alguns passeios que levam você ao exato ponto das filmagens e contam bastidores das cenas de guerra.
Dicas práticas para o roteiro
A melhor época para ir é na primavera e verão (novembro a março), quando o clima é mais estável.
E se preferir uma coisa mais prática, pode escolher uma das várias agências que oferecem roteiros temáticos com guias que conhecem os bastidores das filmagens. É só reservar bem cedo, já que as atrações como Hobbiton costumam lotar, especialmente em feriados e temporadas altas.