A prática de colocar pedras brancas no chão na Roma antiga nas ruas pavimentadas ajudava na construção e manutenção das estradas e vias públicas.
Inclusive, essa prática não envolvia especificamente o uso de pedras brancas, mas sim uma técnica de pavimentação que incluía o uso de diferentes materiais para criar superfícies duráveis e resistentes.
Roma antiga ficou conhecida pela construção de uma rede de estradas que conectavam a cidade ao resto do império. Essas estradas eram fundamentais para a mobilidade militar, comercial e administrativa.
A construção de estradas pavimentadas começou por volta do século IV a.C. e continuou a se desenvolver ao longo dos séculos, e eram construídas com várias camadas de materiais para garantir sua durabilidade.
Embora as pedras brancas especificamente não fossem uma característica distintiva, o uso de pedras, incluindo pedras calcárias e basalto, era comum.
Em alguns casos, pedras de cor clara, como o calcário, poderiam ser usadas em certos tipos de pavimentação ou em áreas específicas como praças públicas, para refletir a luz do sol e evitar o calor excessivo ou usadas para marcar caminhos ou áreas especiais.
A República Romana e sua ordem
Na Roma antiga, a construção das ruas e estradas era uma tarefa complexa e envolvia diferentes grupos e camadas da sociedade, desde autoridades até trabalhadores comuns.
A construção e manutenção das estradas eram supervisionadas pelo governo, os magistrados chamados de censores e aediles, tinham a responsabilidade de supervisionar as obras públicas, incluindo a construção de estradas.
Já os engenheiros militares, conhecidos como architecti eram responsáveis pelo planejamento, design e supervisão das obras. e as legiões do exército romano construíam estradas para facilitar o movimento das tropas.
Mas grande parte do trabalho manual era feito por escravos e operários. Eles faziam tarefas como escavação, transporte de materiais e colocação das pedras.
