Segundo o Guinness Book de 2009, o queijo mais perigoso do mundo foi criado em uma Ilha muito popular da Itália, a Sardenha.
Mesmo que suas praias e grutas atraiam muitos turistas ao longo dos anos, o mais inacreditável do local é a iguaria chamada casu marz, que em uma tradução direta seria “queijo podre”. Mesmo que muitos queijos levem essa fama por conta do modo de preparo, esse é o que se pode chamar de mais próximo entre os queijos podres.
O casu marz é da família dos queijos pecorinos que chega em um estado de decomposição com a ajuda de uns mosquitinhos conhecidos comomoscas-do-queijo ou Piophila casei.
O preparo é o mesmo de um queijo à base de leite de ovelha, o que diferencia essa comida especial é o modo de maturação: colocam as moscas dentro do queijo e o fecham, assim elas vivem lá por um tempo, comendo o queijo e botando seus ovos. O sabor que muitos dizem ser forte, picante e até mesmo cremoso vem da larva que vive ali e dos excrementos das moscas. Lá elas vivem por cerca de 3 meses até que o queijo entre em um estado de decomposição.
O trabalho das larvas é de potencializar a fermentação e quebrar os lipídios, tornando a textura do pecorino única.
Na hora de comer é que a diversão começa, já que são várias formas de preparo para servir: alguns tiram todas as larvas e moscas antes de comer, outros colocam todo o queijo em uma centrífuga para que os animais e a comida se tornem um só.
Já alguns casos mais extremos, a preferência é de comer assim que termina a fermentação, com as larvas e tudo.
Os produtores do casu marz garantem que nenhuma larva fica viva quando o queijo está pronto para o consumo mas comer larvar mortas pode ser tão tóxico e letal quanto as vivas, em alguns casos chega até a ser pior.
Por este queijo diferenciado ser tão radical, ele levantou uma questão sanitária e sua comercialização acabou sendo proibida no mundo todo em 1962. Porém, na ilha de Sardenha ainda é possível encontrar moradores locais que fazem esse queijo para consumo próprio e até mesmo em alguns mercados negros.
Mesmo que para muitas pessoas isso pareça loucura, esse queijo faz parte de uma tradição de muitos anos e antigamente ele era visto até mesmo como uma dádiva divina.
[…] O queijo mais perigoso do mundo […]
Bah, que loucura isso…cada uma…🤢🤮
Cada um com suas loucuras hahah
O queijo mais perigoso é o queijo do meu pé depois de uma semana sem banho.
[…] época, quem sabia fazer um prato desses era uma verdadeira cozinheira, e as donas de casa criavam pratos delicadamente para que fossem exibidos com orgulho para suas […]
[…] ser uma colheita tão perigosa, já que as picadas podem até mesmo furar as roupas de proteção dos apicultores, hoje em dia o […]
[…] uma refeição na Suiça que é muito comum tanto para o natal, como para o ano novo. Ela se chama Fondue Chinoise, onde pedaços bem finos de carne são mergulhadas em caldo fervente com a ajuda de um […]
[…] Os gregos antigos também têm um papel importante na história, já que eles criaram versões de bolos oferecidos como tributos aos deuses, com ingredientes como mel, frutas secas e queijos. […]