Mesmo que a ilha de Creta já tenha sido o centro da civilização do Mar Egeu, mas hoje em dia é possível encontrar apenas uma ideia do que um dia foi o seu passado. Com seus quase cinco mil anos de história, este museu a céu aberto já passou por diversos domínios, como o Turco, Bizantino, Veneziano e Romano.
Por este motivo esta ilha paradisíaca possui sua própria cultura e dialeto. Sua arquitetura passou por tantas mudanças que atualmente muitos turistas vão com o objetivo de conhecê-las.
Atualmente Creta conta com 4 cidades e cada uma delas é bem diferente da outra.
- Chania
- Heraklion
- Rethymnon
- Agios Nikolaos
Todas as cidades têm uma arquitetura muito bem preservada, com vários museus e lojas locais para que os turistas aproveitem a história e o comércio local.
Mas a população que vivia lá, conhecida como Minoica, criou incríveis palácios, igrejas cristãs e afrescos mas durante a Idade do Bronze caiu sob o domínio da Grécia micênica. Um desses palácios construídos e que foi sede administrativa e cerimonial naquela época, está de pé até hoje e a sua magnífica sala do trono está é conhecida como a mais antiga do mundo.
O trono do rei era feito com uma pedra de gesso e até hoje não se sabe se esta sala era realmente a principal do rei, ou apenas para exibição e cerimonias, mas ela e os outros 1.300 quartos do local estão em exibição.
Mesmo com suas ruínas, ele se encontra em boas condições e grande parte de sua história, como os afrescos, colunas pintadas e objetos decorativos e cerimoniais estão intactos.
Este palácio se chama Cnossos e aos poucos acabou sendo destruído em 1400 aC pelo fogo, terremotos e invasões que aconteciam na região mas alguns anos depois, em 1878, Minos Kalokairinos achou as ruínas do lugar e hoje virou do Patrimônio Mundial da UNESCO e um ponto muito querido pelos visitantes de Knossos, cidade onde o palácio real está localizado.
[…] A história da Ilha de Creta […]