No Cristianismo, dia 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, e se tornou um feriado religioso em diversos locais do mundo. Mas você sabe onde essa tradição surgiu?
Antigamente o final do ano era surpreendentemente repleta de festas e cada uma com um motivo diferente. Por exemplo, o povo mesopotâmico celebrava o Zagmuk, uma festa onde um homem deveria ser sacrificado para que os monstros, que despertavam no final do ano, não atacasse ninguém. Já os romanos celebravam a chegada do inverno com festas para comemorar a renovação.
Nessa longa festividade, também era celebrado Saturno, o deus das lavouras, já que aquela era a época de novas colheitas. O povo se saudava com Io, Saturnália ao invés de dizer Feliz Natal. Este feriado também significava ter o espírito de generosidade e da gratidão.
Dizem que cm essa espiritualidade, até a ordem social era invertida. Patrões serviam seus escravos enquanto eles descansavam.
Com a consolidação do Cristianismo no começo do século IV, essas festividades começaram a ser chamadas de Natale Domini (Natal do Senhor). Dessa forma, era possível cristianizar as festas pagãs romanas e começar uma nova simbologia.
A data romana era comemorada no dia 17 de dezembro, mas com o passar dos anos estas festividades começavam a serem comemoradas até o dia 23.
Já em outra parte do mundo, no Oriente Médio, com a sua cultura monoteísta do deus-sol Mitra, eles comemoravam o nascimento do sol invencível. A comemoração era no dia 25 de dezembro, no dia em que Mitra nascera.
Na história, Mitra já havia morrido mas ressuscitou e prometeu salvar a humanidade do mal. Como esse culto se tornou muito popular em outros locais, acabou se misturando com a comemoração do natal cristão.
Com o passar dos séculos, o natal se tornou a festa que conhecemos atualmente.
[…] primeiros dias do cristianismo, o nascimento de Jesus foi colocado no último dia da Saturnália pelos primeiros cristãos romanos […]
Sensacional post!
[…] certeza uma das tradições mais esperadas na época do Natal são as deliciosas comidas caseiras. Se reunir com amigos e familiares no final do ano é uma […]
[…] essa festa é comemorada varia enormemente de uma cultura para outra. Enquanto em alguns países o Natal é sinônimo de neve, lareiras e Papai Noel, em outros, a data é marcada por praias ensolaradas, […]
[…] Eslovênia tem uma rica tradição natalina que vai muito além do Papai Noel tradicional. Diferente da maioria dos países, as crianças […]