Desde que a humanidade começou a mensurar o tempo, foi criado o hábito de comemorar a chegada de um novo ciclo. Um bom exemplo para mostrar o quão velha nossas festas de final de ano são é aquela promessa que todos fazemos “ano que vem eu prometo…” já que essa tradição começou com o povo babilônico, que prometiam devolver assim que as comemorações acabassem os equipamentos agrícolas que haviam pego emprestado de seus conhecidos.
A data de 1 de janeiro foi marcada pelo calendário gregoriano no século XVI e é comemorada por grande parte do mundo, com exceção de alguns povos que utilizam calendários diferentes, assim como os chineses.
#1 Tempo
O último lugar onde se comemora o ano novo é em Samoa, na Oceania, e o primeiro lugar são as ilhas na costa oriental da Nova Zelândia
#2 Réveillon
A palavra Réveillon, que significa Acordar, vem doo francês e era muito utilizada no século 17, referindo-se a longos e chiques jantares.
#3 Bebida
Sempre usamos champanhe na hora de brindar o ano que vem aí, mas a bebida foi criada sem querer pelo monge beneditino Dom Pierre Pérignon, na França, quando sem querer bebeu um vinho fermentado e descreveu sentir uma explosão de sabores em sua boca.
#4 Simpatias
Muitos países da América do Sul (como Argentina e Colômbia) têm o costume de comer 12 uvas ouvindo as 12 badaladas do relógio.
El Salvador comemora de uma forma diferente, quebrando um ovo cru dentro de um copo de água e ver o desenho que estará no dia seguinte. Esse desenho seria uma indicação de como será o ano que vem por aí.
Já em Cuba, o costume é de jogar baldes de água pelas portas e janelas para uma limpeza espiritual.
#5 Inspiração
A tradição lá na Colômbia é de costurar um boneco com o nome de Ano Velho e acrescentar o rosto de uma personalidade malvada. Depois disso, eles espancam e queimam o boneco.
#6 Coragem
Um festival peruano chamado Takanakuy é onde todos podem encontrar seus inimigos para sair no tapa com eles e assim, começar o ano sem nenhuma desavença.
#7 Primeira faxina do ano
Segunda a cultura da Dinamarca, seus amigos e familiares precisam deixar pratos de comida na porta de sua casa. Ou seja, quanto mais comida, mais amigos. Mas além da comida, também é costume quebrar alguns pratos na frente da porta dessa pessoa querida a limpeza começa cedo.
#8 mergulho do urso polar
No Canadá as promessas de fim de ano são levadas a sério. Eles criaram um jeito divertido para manter a palavra, já que a pessoa precisa mergulhar em um rio congelado em troca das promessas de familiares e amigos.
#9 Bolinhas
O costume lá nas Filipinas é de usar roupas de bolinha e comer coisas redondas, já que é um símbolo de continuidade e prosperidade para eles.
#10 comemoração diferente
Como dito anteriormente, em alguns calendários o ano novo é celebrado em diferentes épocas.
Chineses: final de janeiro
Japoneses: primeiros 3 dias de janeiro
Povos hindus: 1º de março (sul da Índia)
Povos judeus: meados de setembro
Povos islâmicos: 7 de dezembro
Muito interessante Paula! Bom domingo!
[…] Grécia as festas de final de ano são repletas de tradições e costumes que refletem a rica herança cultural do país. Na véspera […]